quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O BELO E FEIO, ESTA NOS OLHOS DE QUEM VÊ.



Em um dos ensinamentos de Jesus, ele ensinou que, os olhos são a candeia para o corpo. Andei pensando nisso, e comecei a matutar um pouquinho a respeito, e os convido a refletir comigo.

Tenho pra mim, que, Jesus não estava falando dos olhos físicos, ou só dos olhos físicos, por assim entender, digo isto porque tenho convicção de que um cego, enxergar tanto quanto quem enxerga. Jesus sempre nos levou a olhar pra dentro da nossa alma, pra nossa consciência, por tanto os olhos em que ele se referiu é aquele que despacha pra dentro de nós, significados bons ou infaustos.
Jesus deixa claro que, nossa “luz” ou a falta dela, esta justamente na maneira em que nossos olhos vêem as coisas, “se teus olhos forem bons, todo seu corpo terá luz”, porém, “se teus olhos forem maus, todo teu corpo será tenebroso”.
Por isso, coloquei como tema para esta meditação, “O BELO E O FEIO, ESTA NOS OLHOS DE QUEM VÊ”. Sim! Não se trata de como enxergamos o exterior, visto que o que vemos é o que é e ponto.

A questão não é o que vemos, mas sim, como enxergamos o que vemos, ou melhor como traduzimos o que estamos vendo. Digo isto por viver experiências assim, de estar em um mesmo local, mesmo ambiente, com outra pessoa, e simplesmente, ou complexamente, enxergar diferente, no que diz respeito á tradução do que olhamos. Todos nós enxergamos as mesmas coisas, porém as traduções daquilo que vemos, é totalmente individual, ainda que concordemos, em alguns pontos de vistas, ainda assim, teremos pontos diferentes, o que é belo pra um, é feio pra outro.
Não sou psicanalista, e muito menos, um evangélico-crente-conselheiro, só penso que é exatamente isso que Jesus quis nos ensinar, ou melhor, ELE quer!

Os problemas, doenças, pobreza, guerras, separações, e entre outras coisas de ruins, que acontecem a todo tempo, e em todo lugar, nunca vão acabar, até lamento dizer que pelo pouco que sei, ou melhor por quase nada que sei, as coisas vão piorar. Mas seremos, ou será afetado aquele que através da sua candeia, os olhos, traduzem pra dentro de si, todo julgo urbano, e os lixos que a mídia e a religião querem impor sobre as pessoas.

Quero fazer a você um doce convite, mas antes quero dizer algo muito breve, sobre mim. Tenho já algum tempo tomado medicamentos para controlar a ansiedade, as vezes tenho sérios ataques de síndrome do pânico, a quem diz que estou endemoniado (risos). Mas tenho estado muito melhor, ou quem sabe já não encontrei o caminho da cura, visto que decidi, diante dos meus assombros, traduzir pra dentro de mim algo diferente, do que o medo, ou a mídia, as línguas cheias de frustrações, e amargas intenções-opiniões, resolvi colocar um basta nos olhares pagãos das religiões, e resolvi olhar e ler, porque ELE disse, que sou, e somos capazes de entender, sem mais deixar que o, “aurelio-gospel” traduza pra dentro de nós o que eles querem que enxerguemos.

Ínsito no doce convite! Os convido a acender a candeia e enxergar, o que vai trazer luz para seu corpo-alma-espirito. Enxergue os intempéries da vida, como transitório e passageiro, enxergue que por mais que digam: Não a vida. Responda pra dentro de você, NELE sempre terei vida, ainda que lhe tomem tudo, enxergue que, a vida não se consiste no ter, mas na força de poder recomeçar e fazer, e SER! Enxergue que, todos somos iguais, e sendo assim enxergue que erramos tanto quanto, quem achamos que erre mais.

Olhe pra você, e enxergue que a sua luz esta exatamente na sua ótica de enxergar, e que não é o que você vê, mas como você vê.
Lembre-se, ELE disse se seus olhos forem bons, todo seu corpo terá luz.

Eu, que vou olhando da melhor forma possível.

Rogério Alexandrino.