domingo, 2 de agosto de 2009

EU TE AMO ASSIM!


Acabo de ler o livro “Jesus o maior psicólogo que já existiu” um livro fascinante o qual recomendo.

O livro foi escrito pelo renomado psicólogo Mark W. Baker da Califórnia, e como todo psicólogo ele nos remete a compreensão de nós mesmo, logo eu fui remetido a algumas situações e entendimento.

Quero compartilhar com você sem nenhuma pretensão de levar alguém a uma mudança de habito ou coisa do gênero, como disse é compartilhar!

Enquanto eu lia o livro refletia sobre algumas situações das qual Jesus se relacionou com as pessoas.

“Vai e não peques mais” foi o que Jesus disse a mulher que foi flagrada fazendo “programa” com um homem casado, Jesus livra aquela mulher da acusação dos malucos religiosos, e a libera pra sua vida-jornada sem requerer da prostituta que ela deixasse de ser ela mesma, Jesus a despede dizendo, “vai e não peques mais”. “Puxa só isso?” era o que se pergunta os malucos que estavam com as mãozinhas doidinhas para acertar uma pedrada na cabeça da mulher.

Jesus de modo incondicional nos amou, e assim como não exigiu da prostituta que ela deixasse de ser ela mesma, mas apenas pediu pra que ela seguisse o seu caminho e não mais se autodestruísse. E é o que ele deseja pra cada um de nós, que prossigamos nossos caminhos sem nos destruir, porém ele não pede pra deixarmos de ser quem somos!

E lendo o livro e refletindo sobre tudo que Jesus deixou como ensinamentos percebo o quanto eu fui equivocado ao amar o próximo, “Amai o próximo como a ti mesmo”, sempre esperei das pessoas que amo uma mudança de comportamento, pensava com meus botões, “se eu mudar mais alguém terá que mudar”, o que me fez entender que pensar de tal modo não se enquadra no modo de amor ensinado por Jesus.

A capacidade de amar esta totalmente ligada, a capacidade de aceitar as pessoas como elas são, sem exigir de ninguém um processo de transformação ou adequação, de modo que nos realize e deixe o outro insatisfeito.

Jesus nos ama como somos!

E a mensagem deixada a mais de dois mil anos, e que ecoa em nossos corações é que, quem ama não pede nada além de ninguém. Jesus nem mesmo precisou ser amado pra nos amar.

Hoje creio que o fato de amar alguém não pode estar ligado ao fato da mudança de quem me propus amar, mas sei que amar é aceitar o outro sem jamais condicionar o meu amor a mudança de alguém.

Quero agradecer a minha amiga psicóloga Cintia Regina que de algum modo colaborou pra esse meu entendimento, e espero que esse texto também possa contribuir de modo positivo pra você.

Alexandrino Santos