quinta-feira, 22 de abril de 2010

AVC (Cuide bem da sua saúde)



AVC – Acidente Vascular Cerebral, dor de cabeça súbita, que surge de repente, pode ser um derrame, causado por entupimento de uma artéria no cérebro (isquêmico), quando há rompimento, ocorre hemorragia, ruptura de um vaso na massa cinzenta (hemorrágico).

Dormência em um dos braços pode ocorrer , fique atento, outra manifestação são contrações involutárias, com consequência de paralisia de um muscúlo do rosto, a pessoa fica com a boca contorcida.

Sensação de vertigem, visão dupla, sensação de desmaio, também associado aos que citamos acima é um aviso que alguma coisa esta errada com o cérebro. A fala da pessoa quando o cérebro esta com problema fica enrolada, há dificuldade de pronunciar as palavras, o indivíduo troca as letras, não consegue montar frases corretamente.

Seja um AVC isquêmico ou hemorrágico, geralmente aparece bruscamente e a pessoa chega a desmaiar muitas vezes. Sempre procurar um hospital o mais rápido possível, pois o tempo diante de um AVC é primordial para que não haja sequelas graves para o cérebro; o número que devemos sempre ter em mente ou nas mãos é o 192 serviço de emergência médica.

Quando se tem um AVC, além do cérebro outras área podem ser afetadas como: o tronco encefálico, o cerebelo e até a medula espinhal ; os sintomas e as sequelas são diferentes dependendo da área que foi atingida.

Enquanto aguarda socorro médico, deixar a pessoa o mais confortável possível, e nunca lhe dê remédios, que em vez de ajudar pode piorar a dimensão do acidente vascular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário