quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Golpe rouba identidade de 150 mil usuários do Orkut

Crime cibernético

São Paulo - Mais uma vez os temas privacidade e redes sociais entram em choque. Um aplicativo posto na página de ferramentas do Orkut é tido como responsável pelo roubo da identidade de 150 mil usuários. Isso porque o software foi publicado por cibercriminosos que usaram a ação para aplicar o golpe.

De acordo com Fabio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, cibercriminosos publicaram o software no diretório de aplicativos do Orkut. O app malicioso foi descoberto pelo delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul Emerson Wendt, especializado em crimes digitais. Segundo um comentário postado no blog do invetigador, mais de 150 mil contas foram roubadas. "Analisando as informações deste usuário, é bem provável que seja isso mesmo", diz Assolini. A rede social, que há pouco tempo havia sido atingida por um vírus, já corrigiu o erro e removeu as três versões do app.

Ao clicar na ferramenta chamada “ChateTVOnline", o usuário era redirecionado para a falsa página de login do Orkut, onde redigitava os dados e tinha o perfil roubado.

Facebook também sofre

Problemas em garantir a privacidade dos usuários não exclusividade do Orkut. O Facebook, por exemplo, vive às voltas com reclamações dos usuários sobre a falta de segurança ao navegar na rede social mais famosa do mundo.

Até mesmo uma campanha foi criada para tentar convencer usuários a não entrarem no Facebook pra pressionar o site sobre o assunto. A maneira como a rede de Mark Zuckerberg permite que sejam vistas as informações pessoais provoca discussão na internet sobre os limites da privacidade.

Fonte: exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário