segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O fim das sacolas plásticas!

Demora pra termos consciência de certas coisas, principalmente quando isso implica em ter que abrir mão de conforto e conveniência coletiva.

Esta tramitando na câmara municipal de São Paulo, um projeto de lei, criado pelo vereador Carlos Alberto Bezerra (PSDB) a intenção é incentivar o uso de sacolas retornáveis, a fim de diminuir os impactos ambientais causados pelas sacolinhas plásticas.

O projeto quer fazer com que os estabelecimentos cobre R$0,20 por cada unidade de sacolas plásticas.

Embora eu ainda precise sair da teoria para a pratica consciente, acho muito bacana esse projeto e sou favor que isso aconteça em todo o pais.


Saiba como fazer uma sacola para lixinho, feita de jornal.


1. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

4. Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.

5. Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

6. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

7. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

8 Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

9 Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

10 É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário